top of page

INSTITUTO OCA DO SOL E FONASC.CBH

PARTICIPARAM DA OFICINA DE CENÁRIOS FUTUROS ÁGUA DO DF: 2030, 2050, 2100


No dia 07 de maio de 2019, ocorreu na ADASA mediado pela a oficina de cenarização dirigida aos integrantes do sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do DF como parte do Plano de Capacitação previsto pela PROCOMITÊS da ANA.

As atividades foram mediadas por Dr. Denise Agustinho (pesquisadora da UnB) Demetrios Chistofidis (Ministério de Desenvolvimento Regional e pesquisador da Fiocruz ) e Cassia Van Den Beusch (reguladora da ADASA).

O trabalho teve como objetivo contribuir de forma coletiva o cenário das “Nascentes”, com base em importantes instrumentos de planejamento do DF e outros instrumentos de políticas no nível nacional e internacional e nos cenários futuros com foco na dimensão ecossistêmica.

A oficina visou construir um prognóstico acerca d’água do DF. tendo em vista os horizontes de 2030, 2050, 2100 com cenário de curto, médio e longo prazo apartir de um cenário atual.

Dentre das atividades contamos também com uma vivência intitulada “Sintonizando com a Natureza” e experiência de óculos de realidade virtual com filmes curtos sobre o meio ambiente.

Os participantes foram estimulados a fazer exercícios de empatização com outras formas de vida não humanas, fatores abióticos do ecossistema através da sensibilização.

No período vespertino a dinâmica foi guiada pela metodologia "Politicas da Natureza" para difundir informações e disfunções de conceitos associados a instrumentos de gestão, tais como enquadramento, plano de recursos hídricos e outorga, bem como lograr êxito em contribuir na construção do plano de recursos hídricos da Bacia Afluentes do rio Paranaíba no DF, atualmente em elaboração.





17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page