top of page

Homenagem a Adrian Cowell – 50 anos de Cinema na Amazônia

No ano em que se completa uma década da morte de Adrian Cowell, o cineasta e sua obra são debatidos no 54º Festival de Brasília - Cinema Brasileiro a partir da exibição do curta-metragem documental “Visões da Floresta” (2012), produzido pelo Vicente Rios e Frederico Mael do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC-Goiás.

Com uma obra produzida ao longo de cinco décadas, Adrian Cowell (1934-2011) contribuiu para chamar a atenção do Brasil e do mundo para questões fundamentais da vida no planeta, especialmente na Amazônia.

Sua trajetória incluiu a documentação de momentos históricos, como as expedições dos irmãos Villas Boas no Xingu nos anos 1960, a implantação de projetos de colonização do Incra em Rondônia na década de 1980 e a luta de Chico Mendes e o movimento dos seringueiros pela criação de reservas extrativistas no Acre.

A Homenagem a Adrian Cowell foi realizada no dia 10 de dezembro de 2021 e contou com a participação de:

Mediadora: Adriana Ramos (ISA)

Frederico Mael (IGPA/PUC-Goiás)

Stella Penido (Fundação Casa Oswaldo Cruz/ Fiocruz)

Gustavo Cepolini (Universidade Estadual de Montes Claros – MG)

Elisabete Kimie Kitamura (Universidade Federal de Rondônia – UNIR)

Brent Millikan (Mestre em Geografia, Universidade da Califórnia, ativista e pesquisador de organizações da sociedade civil)

Felipe Milanez (IHAC/UFBA)

Ailton Krenak (escritor, pesquisador, líder indígena)

O Instituto Oca do Sol, ONG sediada em Brasília, também integrou a equipe responsável por produzir esta belíssima homenagem através de seus colaboradores ...


Confira na íntegra a homenagem!


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page