top of page

CATÁLOGO de produtos e serviços do Córrego do Urubu


* O Catálogo de Produtos e Serviços do Córrego do Urubu surgiu a partir do desejo de exaltar os produtos locais e fortalecer a coletividade entre moradores, feirantes, vendedores e prestadores de serviços por meio do comércio. Idealizado por Maria Fernanda de Queiroz Lavoyer, moradora do córrego do urubu há 16 anos, contou com a colaboração de mais duas mentoras. Rayra Euzébio, permacultora e facilitadora de processos participativos, co-criadora

da Catalise - Cultura Integrativa e Camila Maia, também co-criadora da Catalise, permacultora, educadora, coordenadora de projetos e facilitadora de processos participativos.


O projeto contou com entrevistas presenciais na feira comunitária do urubu, reunião concitativa com a participação de moradoras para pensar o programa, além de 4 meses de mentoria específica para realização do projeto, entre outras atividades.


"Pretendo que o catálogo se torne algo da comunidade para a comunidade, auxiliando no

desenvolvimento da economia local e seguindo os princípios de inclusão, empatia e sustentabilidade." Maria Fernanda


A iniciativa tem como objetivo fortalecer a economia local dando visibilidade aos talentos, serviços e produtos do córrego do urubu.


"Assim, poderemos compartilhar aquilo que temos para oferecer e incentivar a circulação

de riquezas, quem sabe até mesmo a troca de produtos." Maria Fernanda


Esse processo, além de promover união e comunicação entre as pessoas, segue uma linha de raciocínio ecológica, já que consumir produtos e serviços em escala local promove a redução de emissões de gases poluentes no transporte de mercadorias e pessoas, incentiva a economia justa, não explorando a mão de obra de trabalhadores, reduz impactos negativos da produção, como uso de agrotóxicos, gasto de água e resíduos tóxicos da industrialização, entre outros. Sendo por si só uma forma de consumo bem mais sustentável.


O Instituto Oca do Sol apoia está iniciativa de economia solidária facilitando a integração socioeconômica ambiental no território atendendo os princípios da Carta da Terra.


Conheça o Catálogo AQUI


* Texto retirado do Catálogo de produtos e serviços do Córrego do Urubu

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page