top of page

CARTA DA REDE ECUMÊNICA DA ÁGUA _ REDA-BRASIL

  • Foto do escritor: Instituto Oca do Sol
    Instituto Oca do Sol
  • 30 de nov. de 2022
  • 4 min de leitura


Proposta elaborada pela REDA Brasil enviada a diferentes grupos de trabalho que compõem o governo de transição visando subsidiar as propostas de Políticas Públicas nos temas transversais da água, da saúde, meio ambiente,saneamento e educação.



Considerando:


Que a Água é uma das maiores testemunhas das mudanças climáticas, com indicadores relacionados aos problemas de sobrevida na Terra;


Que a Água está sendo instrumentalizada de maneira pelas leis do mercado, tornando-se um dos maiores fatores de criação de desigualdade entre os seres humanos pela falta de universalização de seu acesso;


Que o novo momento histórico do processo civilizatório da humanidade exige uma atenção especial ao cuidado de Água com a necessária formação para a ética do cuidado da água;


Que a REDA-Brasil, ao considerar e tratar a Água “ Dom Divino, Direito Humano e Bem Comum “ ... mercadoria ) pode contribuir para ter Água Boa para todos os seres vivos, propomos:


1. A universalização dos serviços de água e saneamento (água, esgotos, drenagem e resíduos sólidos)


1.1 Qualificar as informações com dados corretos da demanda e da especificidade rural-urbana-regional. Informamos que o atual governo desfigurou (desinformação ) o Plano Nacional de Saneamento Básico-PLANSAB. Há uma assimetria de informações que visam favorecer o privado e justificar as privatizações. Os dados corretos sobre demanda de serviços de saneamento básico encontram-se consolidados na “ Análise das Populações Atendidas e Não Atendidas com os Serviços de Água e Esgotos no Brasil - Com base nas informações contidas no Plansab 2017 e no SNIS 2017 a 2020 “ elaborados pela aesbe, em julho de 2022.Os desafios da universalização devem considerar as análises corretas do PLANSAD.


1.2 Replicar soluções efetivas para o saneamento rural com arranjos institucionais adotados Sistema Integrado de Saneamento Rural (CE) e a Central (BA) ,modelo comunitário federativo com participação da companhia estadual. Os modelos atualmente existentes de prestação de serviços não viabilizam a universalização . Precisa construir novos modelos ,incluindo cooperação entre os entes federativos envolvendo secretarias municipais de saúde, EMATER,dentre outras.


1.3 Rever o marco regulatório (Lei 14.026/2020)

MOEMA


2. Aprendizagem Transformadora, com ações presenciais e à distância, estimulando a politização das populações para obter Água Boa nos territórios.


A REDA - Brasil atua numa macro-agenda junto com a REDA Internacional e em diversas manifestações como o Fórum Alternativo da Água (FAMA) e a rede global AGORA Habitantes da Terra. Pelo caráter da Água entendida como Ser vivo repleta de seres vivos, muitas questões precisam ser colocadas em pauta a partir do planejamento da natureza em bacias hidrográficas. Trata-se de assegurar o compartilhamento sustentável das Bacias hidrográficas, transcendendo as divisões geopolíticas entre comunidades, municípios, estados e países. Isto significa aprender a atuar desde as micro-bacias, em territórios intermunicipais, estaduais e nacionais , até o nível internacional, entre países , como a Bacia Amazônia e a Bacia do Prata.

Neste sentido, faz-se mister colocar o cuidado da água como assunto prioritário e tornar a Água tema gerador de políticas públicas multicêntricas e multidimensionais.

Uma visão que abarca as interações que ligam “do copo d’água ao manancial” e “da nascente ao Oceano”.

Trata-se de uma nova aprendizagem transformadora – individual e coletiva - que leva a entender a Água como Sujeito de Direitos, inclusive para tornar possível o Direito Humano à Água (sem contaminação, sem envenenamento) ou seja: Água Boa.

Nesta perspectiva, a REDA- Brasil, afirma seus princípios atuando com diferentes tradições religiosas e espirituais para as quais a “Água é Dom Divino, Direito Humano, Bem Comum”, utilizando mas indo além da tecnologias.

Para tanto, a REDA –Brasil se propõe somar com as mais diferentes iniciativas existentes no país em relação à Água Boa, estabelecendo parcerias interinstitucionais com pessoas, comunidades, coletivos e instituições que têm ligação com o sagrado (comissões pastorais de Igrejas, espaços de Religiões Afro-Descendentes e de tradições de povos Originários, Grupos de tradições ocidentais e orientais).

A REDA – Brasil propõe uma Educ-Ação macro-ecumênica (bio-socio-ambiental-espiritual) , capaz de facilitar às pessoas e instituições sua ligação direta com a Água para aprender com ela a fazer as interconexões necessárias capazes de garantir Água Boa para todas e todos os filhos e filhas da Mãe-Terra (humanos e não-humanos).


Na perspectiva desta Aprendizagem Transformadora, muitas ações serão desenvolvidas pela REDA Brasil. Entre elas:


- Divulgação, por todos os meios disponíveis (de comunicação escrita, visual, eletrônica), de iniciativas significativas e inspiradoras que possam servir de referência a outras;

- Estabelecimento de conexões com processos interdisciplinares com foco na Água em andamento ou já realizados (ex: Cultivando Água Boa, programas da ASA );

- Implementação de processos formativos de aprendizagem transformadora ( pesquisa-ação-participante, cursos, seminários, publicações, assessorias, outros) para agentes comunitários e atores sociais diversos;

- Apoio a ações concretas em andamento que se dão na mesma perspectiva.


A partir de 2023 e a partir de sua visão e missão, a Reda-Brasil se propõe:


- Aprofundar e apoiar a proposta da política de “universalização dos serviços de água e saneamento” acima descrita.

- Contribuir, junto com o Coletivo Agora-Brasil, em campanhas para tirar a Água da Bolsa de Valores, expressão extrema do tratamento da água como mera mercadoria.

- Desenvolver o Projeto “100.000 Jovens pela Água", criando parcerias da REDA com igrejas e outras formas de seu serviço.

- Criar um curso específico sobre Água como Dom Divino, Direito Humano, Bem Comum, incluindo exemplos de aplicação



REDA BRASIL Rede Ecumênica da Água - REDA BRASIL

________________________________________________________________________

ELIAS WOLF

Núcleo Ecumênico e Inter Religioso NEIR - PUCPR

E-mail: elias.wolff@pucpr.br

PASTOR INÁCIO

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil

E-mail: p.inaciolemke@gmail.com,

MARIA CONSOLACION UDRY

Instituto Oca do Sol

E-mail: ocadosol.instituto@gmail.com

MOEMA VIEZZER

ÁGORA Brasil

E-mail: moemaviezzer@gmail.com

RUTH KELSON

Instituto Oca do Sol

E-mail: ruth.kelson@gmail.com

SALETTE AQUINO

Iniciativa das Religiões Unidas - URI

E-mail:salette.aquino@gmail.com


BIANCA DAEBS

Coordenadoria Ecumênica de Serviço - CESE

E-mail: bianca@cese.org.br JOCTAN MORENO

Centro de Estudos e Ação Social - CEAS

E-mail: secretaria@ceas.com.br


28 de Novembro 2022


 
 
 

Comentários


bottom of page