top of page

PASSO 7: Oficinas e Continuidade

Oficina teórico-prática de formação de multiplicadores e lideranças comunitárias. Maio 2015.

Palestrantes e participantes nos cursos e oficinas do 1º dia de Projeto Águas na Oca do Sol

Dia 30 Maio

Dia de oficinas tematicas e aplicação da metodologia de Dragon Dreaming ccom os moradores dos nucleos da Serrinha.

Dia 31 Maio

V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas maio 2017

Na sexta feira, 12/05/2017 tivemos a grande satisfação de receber representantes de diversos órgãos ambientais de 14 países latino americanos e também nossa comunidade! A Serrinha do Paranoá foi selecionada como um de três locais para saídas de campo do V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas, para apresentação do Projeto Águas DF, do qual o Instituto Oca do Sol é proponente e conta com o apoio da Administração Regional e Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável, ambos do Lago Norte.

 

Os outros locais visitados foram o Jardim Botânico de Brasília e a Estação Ecológica Águas Emendadas. Também foram apresentados, em forma de fórum, outros projetos locais: Movimento São Bartolomeu Vivo, Descoberto Coberto, Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade - CIRAT e Águas do Cerrado - Ipoema.


Os participantes conheceram a trilha do Mirante da Pedra dos Amigos, sinalizada pelo projeto Ecotrilhas Serrinha, componente do Projeto Águas da Serrinha, e a cachoeira no Córrego do Urubu!

No período da tarde tivemos a alegria de acompanhar a excursão para a Estação Ecológica de Águas Emendadas em Planaltina DF, onde ocorre um fenômeno natural raro: uma única nascente dá origem a três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica, São Francisco e do Paraná

Macroeducação para as escolas – Fevereiro 2018

Na semana pedagógica de 2018 das escolas públicas a Escola Aspalha recebeu a metodologia da Macroeducacao e do Projeto Águas, contando com a participação de diretores, coordenadores e professores das 5 escolas públicas da Serrinha: Celan, Cedlan, Varjão, Olhos D'Água, Aspalha mais o Colégio do Sol e FAU-UnB. Foi iniciada a realização de um sonho de levar a metodologia da macro educação para as escolas da Serrinha do Paranoá- Lago Norte.

Esta  programação está inserida e faz parte da Programação do  Fórum Alternativo das Aguas -  FAMA _ na rede pública de ensino . O foco será na ação territorial local e ambiental, com especial destaque para o cuidado com as águas nesta importante região produtora de água. Foi distribuído um mapa contendo as nascentes da Serrinha e as trilhas ecológicas mapeadas e sinalizadas. Os participantes se surpreenderam com este tão próximo e  importante espaço de educação ambiental, não apenas para as escolas locais, mas também para a cidade de Brasília, que pode ter a oportunidade de trazer os alunos para conhecerem de onde vem a aguas do abastecimento, ter contato com as nascentes, córregos com áreas de cerrado ainda em pé e aprender sobre a relevância da vegetação para as áreas de recarga dos aquíferos. 


A Serrinha do Paranoá, em si, é uma aula de campo e cenário para sensibilização das crianças e jovens ( por quê não os adultos?). Da Serrinha pode-se avistar o Lago Paranoá - o manancial que   abastece de água grande parte da cidade,  depois da implantação em 2017 da Estacão de Tratamento de Agua, ETA-Norte , por conta da crise hídrica no Planalto Central.

Um dos resultados esperados são projetos socioambientais desenvolvidos pelas escolas com os alunos para sensibilização da importância do meio ambiente e das águas que tudo permeia e vivifica.

bottom of page