Curso de Introdução ao Dragon Dreaming faz moradores sonhar e planejar projeto comunitário.

Atualizado: 28 de Nov de 2018

+ Um Curso de Introdução ao Dragon Dreaming

A chuva que caiu durante todo esse fim de semana não minou o ânimo de vinte pessoas que participaram de mais uma formação na Metodologia Design Colaborativo de Projetos Dragon Dreaming.

A metodologia que nasceu na Austrália, baseada no conhecimento ancestral dos povos aborígenes - onde um projeto nasce a partir dos sonhos - e outros conhecimentos como a Teoria U, a Ecologia Profunda, o Pensamento Complexo, os Sistemas Vivos, a Pedagogia de Paulo Freire, Jogos Cooperativos, Comunicação Não Violenta entre outras abordagens sistêmicas.

Esta metodologia chegou a Brasília em 2013 e este ano estamos celebrando cinco anos da sua primeira formação, já com quase mil pessoas formadas em Cursos Introdutórios de 20 horas ou Avançados de 70. horas. E ela vem tecendo uma vibrante rede de pessoas comprometidas com a transição para a Grande Virada, um movimento global de virada de consciência.

Dragon Dreaming tem como uma das suas bases apoiar os grupos, as equipes de projetos a trabalharem de forma colaborativa, celebrando a diversidade, os conflitos, tornando visíveis as diferenças e buscando construir uma cultura do ganha-ganha-ganha. Onde você, o outro e a natureza ganham, superando o paradigma da sociedade do ganha-perde, que está levando a humanidade a sua extinção a partir de relações perde-perde, onde ninguém ganha.

Diferente de outras abordagens de fazer projetos, que quase sempre priorizam os processos, o pensamento linear e cartesiano e descuida das relações humanas, das emoções das pessoas. Dragon Dreaming, além dos processos bem claros e simples, que são o sonhar, planejar, realizar e celebrar, foca também no cuidado das relações humanas, tornando visíveis os sentimentos que afloram quando estamos trabalhando em grupo, fazendo um convite a conter o ego, a silenciar a vozinha do julgamento, a praticar a escuta profunda, empática e a meditação. Uma metodologia de design de projetos mais apropriada para o nosso tempo complexo e ágil.

Este foi o sexto curso do ano, fechando o Ciclo'2018 em Brasília. O próximo curso será na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso (GO). Neste fim de semana, três novos projetos foram sonhados e planejados: um projeto de um jogo, e dois projetos de desenvolvimento territorial - o Espaço Comunitário do Urubu e o Projeto Governança Colaborativa da Serrinha do Paranoá.

Os que participaram pela primeira vez da formação, reconhecem a força da metodologia em criar projetos de forma inovadora, lúdica, ágil e sobretudo colaborativa.

+ Informações ..... Os cursos acontecem mensalmente, em Brasília, o próximo curso será em Março'2019 e são promovidos pela Rede Dragon Dreaming Brasília , com o apoio do Instituto Oca do Sol. Conheça a agenda dos cursos Tel.: (61) 99926-7970






19 visualizações

Mapa do Site

Como Chegar

EPPN DF 005 - Núcleo Rural do Córrego Urubu - SMLN Trecho 1 - Chácara 66

Lago Norte - Brasília - DF - CEP: 71.540-010