top of page
02_aguas.png

PASSO 6: Ações Comunitárias

Pacto Socioambiental entre a comunidade e as Instituições Públicas, resultado da dedicação voluntária desses multiplicadores.

27 de junho de 2015

Comunidade em ação

Mapeamento das nascentes da Serrinha.

O Projeto Águas está sendo implementado no âmbito da Serrinha do Paranoá e estabeleceu, ao longo de 2015, parcerias com os diversos agentes sociais representantes do setor público, privado e organizações da sociedade civil. O objetivo foi identificar e realizar ações coletivas em sinergia, promovendo o desenvolvimento sustentável local lastreado no cuidado com as águas – protegendo suas nascentes, córregos e o Lago Paranoá.

Celebração de 1 ano do Projeto Águas da Serrinha do Paranoá

Festa da Primavera 2016 

Festa para celebrar a chegada da Primavera, agradecer às Águas e protegê-las. Na Oca do Sol no dia 24 a partir das 16h e na Cachoeira do Urubu no dia 25, entre 08:30 e 12:30h. Farta e variada programação, movimentos de idéias, corpos e sensibilidades.

Plantio Comunitário - 18 nov 2016 (Grota Barbatimão) / 26 nov 2016/ 3 dec 2016/10 dec 2016 (Cachoeira de Urubu)/ 17 dec

(Viveiro Comunitário do Lago Norte)

Mutirão coletivo de plantio de mudas nativas que foi realizado perto do Varjão.

É plantando que se colhe!

Nossos plantios visam recuperar o Bioma Cerrado, bem como sensibilizar e informar a comunidade acerca dos temas socioambientais de nossa região: como por exemplo, aqueles referentes às nascentes e cursos d'água que estão em risco de degradação. 


Além disso, as atividades de plantio também servem para criar redes e mobilizar as pessoas que querem ajudar de alguma forma, mas muitas vezes não sabem por onde começar. 


E temos apoio de várias instituições, dentre elas: Projeto Águas, Instituto Oca do Sol, UniCEUB, Adm Lago Norte, OAB Verde e várias outras.

Apresentaremos o caso de sucesso de mapeamento com a comunidade e parceria com a Administração do Lago Norte, das mais de 90 nascentes existentes na Serrinha do Paranoá (núcleos rurais do Lago Norte)! Antes do início do Projeto havia somente cerca de 10 nascentes reconhecidas! A partir delas são formados 9 córregos que abastecem o Lago Paranoá, de onde será captado ainda esse ano água para abastecimento das torneiras da capital!

bottom of page