PASSO 3: 2º Curso
Macroeducação para as escolas - Fevereiro 2018
Na semana pedagógica de 2018 das escolas públicas a Escola Aspalha recebeu a metodologia da Macroeducacao e do Projeto Águas, contando com a participação de diretores, coordenadores e professores das 5 escolas públicas da Serrinha: Celan, Cedlan, Varjão, Olhos D'Água, Aspalha mais o Colégio do Sol e FAU-UnB. Foi iniciada a realização de um sonho de levar a metodologia da macro educação para as escolas da Serrinha do Paranoá- Lago Norte.
Esta programação está inserida e faz parte da Programação do Fórum Alternativo das Aguas - FAMA _ na rede pública de ensino . O foco será na ação territorial local e ambiental, com especial destaque para o cuidado com as águas nesta importante região produtora de água. Foi distribuído um mapa contendo as nascentes da Serrinha e as trilhas ecológicas mapeadas e sinalizadas. Os participantes se surpreenderam com este tão próximo e importante espaço de educação ambiental, não apenas para as escolas locais, mas também para a cidade de Brasília, que pode ter a oportunidade de trazer os alunos para conhecerem de onde vem a aguas do abastecimento, ter contato com as nascentes, córregos com áreas de cerrado ainda em pé e aprender sobre a relevância da vegetação para as áreas de recarga dos aquíferos.
A Serrinha do Paranoá, em si, é uma aula de campo e cenário para sensibilização das crianças e jovens ( por quê não os adultos?). Da Serrinha pode-se avistar o Lago Paranoá - o manancial que abastece de água grande parte da cidade, depois da implantação em 2017 da Estacão de Tratamento de Agua, ETA-Norte , por conta da crise hídrica no Planalto Central.
Um dos resultados esperados são projetos socioambientais desenvolvidos pelas escolas com os alunos para sensibilização da importância do meio ambiente e das águas que tudo permeia e vivifica.